Coleta seletiva de lixo e reciclagem são temas de reunião entre trabalhadores, Aderes e Poder Público de Vargem Alta

08 de julho de 2022 às 16h17.

Há muito tempo o descarte de lixo deixou de ser problema sanitário para se transformar em fonte de renda para muitas famílias capixabas. A coleta e reciclagem de resíduos sólidos hoje movimentam aproximadamente R$ 1 milhão por mês na economia do Espírito Santo, transformando vidas e ajudando na preservação do meio ambiente.

Reciclar, gerar renda e preservar o meio ambiente, esse foi o tema da reunião que ocorreu no auditório do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Vargem Alta, na tarde desta quinta-feira (7), entre Prefeitura, pessoas interessadas em trabalhar com reciclagem de resíduos e a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes).

A reunião foi conduzida pelo diretor técnico da Aderes, Hugo Santos Tofoli, e foi dividida em duas partes.

Primeiramente, Hugo Tofoli dialogou com as autoridades locais presentes: prefeito, secretários municipais, procuradoria municipal, vereadores, representantes de congregações religiosas, e representantes de associações comunitárias e comercial, onde detalhou como a coleta seletiva e a reciclagem podem transformar a realidade de cidades como Vargem Alta.

Tofoli citou dezenas de exemplos de cidades capixabas, que com o apoio da Aderes, hoje lidam bem melhor com seus resíduos sólidos, protegendo o meio ambiente, deixando a cidade mais limpa, dando destinação correta aos materiais e gerando renda para população.

O diretor técnico da Aderes elogiou a disposição da Prefeitura de Vargem Alta em tratar desta questão, falou da importância de campanhas de conscientização junto à sociedade civil e explicou como o comércio local será beneficiado nas duas pontas do processo, primeiro doando materiais que antes seriam descartados e segundo com a renda gerada pelos trabalhadores, que acaba ficando no município.

"Primeiro tem que haver interesse do Poder Público, e aqui em Vargem Alta a Prefeitura está correndo atrás para desenvolver este projeto. Depois de tudo estruturado, a coisa começa a andar naturalmente e muito dinheiro que seria jogado literalmente no lixo, vai voltar a circular na economia local", disse.

O projeto da Prefeitura de Vargem Alta objetiva a criação de um sistema de coleta seletiva de resíduos sólidos no município e a posterior criação de uma associação de catadores para trabalharem nesse setor, envolvendo a conscientização da população sobre a importância de separar os resíduos recicláveis que seriam jogados no lixo, a coleta seletiva por parte da Prefeitura e a separação e venda dos materiais recicláveis por parte da associação de catadores, gerando renda para os trabalhadores associados.

A segunda parte da reunião foi destinada a pessoas interessadas em trabalhar com a reciclagem de resíduos sólidos no município.

O diretor técnico da Aderes informou ao público presente sobre o que é ser um catador e a sua importância para a sociedade. "Primeiramente não tenha vergonha de ser catador de recicláveis. É um trabalho digno, rentável e de grande importância para a sociedade. O catador é antes de tudo um empreendedor. Nas 68 associações de catadores atualmente ativas no Espírito Santo, conheço muitas histórias de gente que mudou de vida trabalhando com reciclagem", disse.

Hugo também explicou a diferença entre o lixo que não tem como ser reaproveitado e os resíduos sólidos recicláveis, citando o valor de alguns materiais, como alumínio, papel, plástico, entre outros, além de detalhar como uma associação de catadores funciona e como obter renda com materiais que antes seriam descartados ou enviados para municípios vizinhos para serem reciclados por outras associações de catadores.

Por fim, o diretor técnico da Aderes falou como este trabalho envolvendo Poder Público, sociedade civil, associação de catadores, associações comunitárias, igrejas e comércio local, pode melhorar a qualidade de vida da população de Vargem Alta e impactar positivamente não só a vida dos trabalhadores e moradores, mas também dos turistas que visitam o município.

Com o apoio da Aderes, a Prefeitura planeja estruturar a coleta seletiva em Vargem Alta e construir um galpão para abrigar a sede da associação de catadores de materiais recicláveis. Em breve, outras reuniões sobre o assunto serão realizadas nos distritos e comunidades.

Estiveram presentes à reunião o prefeito de Vargem Alta, Elieser Rabello, a secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Camila Lorenzoni, o secretário municipal de Meio Ambiente, Helimar Rabello, o secretário de Administração, Berg Silva, a Procuradora Geral do Município, Paula Sartório, a presidente da Câmara Municipal, Alessandra Fassarella, os vereadores Celim Sartório, Edenildo Da Silva Souza (Bigode), Almezindo Betini, Ana Gaburo, Mara David, o presidente da Associação de Desenvolvimento de Vargem Alta (Adeva), Alexandre Mosquini, representantes de congregações religiosas e representantes de associações de moradores de várias localidades, além de trabalhadores interessados em trabalhar com reciclagem.