Prefeitura de Vargem Alta e EDP Brasil investirão R$ 1,1 milhão na substituição de mais de mil pontos de iluminação pública por lâmpadas de Led

22 de julho de 2022 às 13h41.

A Prefeitura Municipal de Vargem Alta e a EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, assinaram nesta sexta-feira (22), o convênio do projeto que substituirá 1.104 pontos de iluminação da cidade pela tecnologia LED, incentivando a conservação e uso racional da energia elétrica. O projeto tem um investimento de cerca de R$ 700 mil por parte da EDP e mais uma contrapartida de R$ 400 mil por parte do município.

A cerimônia de assinatura do convênio foi realizada na Câmara Municipal e contou com a presença do prefeito Elieser Rabello, do diretor da EDP, Fernando Saliba, e diversos secretários municipais e vereadores.

O investimento por parte do programa da EDP, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), será de R$ 700 mil, onde após a conclusão das trocas, é esperado uma economia de energia de 531,13 MWh/ano. Essa economia é suficiente para suprir em média 221 residências por mês considerando um consumo médio mensal de 200kWh.

Benefícios

A iniciativa traz benefícios para a população, já que a tecnologia LED proporciona mais conforto visual e nitidez, além de contribuir na diminuição do consumo de energia e redução também nos custos de manutenção, uma vez que a durabilidade da lâmpada LED é muito superior ao sistema que estava sendo utilizado. O novo modelo também gera menor impacto ambiental?por não conter mercúrio e outros componentes nocivos em sua composição.

“Beneficiar a população e serviços públicos da área de concessão por meio dos programas de eficiência energética e tornar a iluminação pública das cidades mais eficiente está em linha com nosso propósito de Usar a nossa energia para cuidar sempre melhor. Nos projetos desenvolvidos, contribuímos diretamente para a utilização segura e racional da energia elétrica, e, consequentemente, para a redução de gastos com energia e um melhor uso dos recursos naturais”, afirma o diretor da EDP, Fernando Saliba.

Em sua fala, o prefeito Elieser Rabello afirmou que tal convênio vai proporcionar de mais de 30% de economia ao Município com gastos em energia e mais investimentos na iluminação pública no interior. “Vamos iniciar a substituição dos pontos de iluminação pública da sede e seguiremos expandindo para o interior de Vargem Alta, principalmente para as comunidades que ainda não contam com este serviço, dando mais segurança e melhorando a qualidade de vida dos moradores destas localidades, disse. Os pontos que forem removidos da sede deverão ser reutilizados em locais que ainda carecem de iluminação, dando mais dignidade e segurança aos moradores, além de fomentar investimentos por parte de agroindústrias e do comércio em geral nessas localidades”, disse Rabello.

Contrapartida municipal

A Prefeitura de Vargem Alta também investirá mais R$ 400 mil de recursos próprios como contrapartida neste projeto, totalizando um investimento total de aproximadamente R$ 1,1 milhão na renovação da iluminação da sede do município e nas comunidades onde a Prefeitura tem contrato com a EDP.

Projetos

No mês de maio deste ano, a EDP divulgou o resultado de mais uma Chamada Pública de Eficiência Energética, que contou com um investimento de R$ 4,3 milhões. Nas ações contempladas está a troca de 4.000 luminárias de iluminação pública comuns por LED nas cidades de Alegre, Muqui, Rio Novo do Sul, Vargem Alta, Ponto Belo, Linhares e Serra.

Projetos contemplados na Chamada Pública de Eficiência Energética (CPP 001/2021)

Instituição beneficiada   Projeto Investimento EDP

Prefeitura de Alegre - Substituição de 552 pontos de iluminação pública por LED - R$ 616.802,00

Prefeitura de Serra - Substituição de 494 pontos de iluminação pública por LED - R$ 699.605,00