Ser Mata Atlântica: Vargem Alta inicia capacitação de educadores com vistas a implementar nova disciplina sobre ecossistemas, geografia e história do município

03 de agosto de 2022 às 13h12.

Conhecer os ecossistemas, a geografia, cultura e a história da ocupação de Vargem Alta, município conhecido como a cidade do Verde e das Águas. Esta é a melhor forma de apresentar o Ser Mata Atlântica, programa de educação ambiental que prevê a formação continuada de educadores ambientais e a realização de diversas ações temáticas em escolas e comunidades do município. O projeto foi lançado nesta terça-feira, 2 de agosto, na Reserva Ambiental Águia Branca, com a presença de autoridades, profissionais de ensino da cidade, representantes de instituições e lideranças locais ligadas à área ambiental. E além do lançamento em si, o evento já marcou a aula inaugural da formação dos educadores.

Neste primeiro ciclo do programa, o público-alvo da capacitação são os professores de Ciências, História e Geografia, além de pedagogos e professores do Ensino Fundamental I, que ministrarão a disciplina Ecossistemas Vargem-altenses, a ser implementada a partir do ano de 2023 na rede municipal de ensino. Inicialmente será trabalhada nas escolas municipais que aderiram ao Programa Capixaba de Fomento à Implementação de escolas municipais de Ensino Fundamental em Tempo Integral, que são a EMEB “José Helvécio Altoé”, localizada na comunidade de Boa Esperança e a EMEB "Alzira Gomes", localizada no centro. As demais escolas, enquanto não implementam a disciplina, realizarão projetos institucionais com base na ementa proposta para a disciplina de forma interdisciplinar.

O conteúdo programático abordará no primeiro trimestre a ocupação histórica do município, os aspectos históricos e culturais da imigração e os ciclos econômicos. O segundo tratará de aspectos naturais como clima, recursos hídricos, fauna e flora. E o terceiro será voltado para prática e projetos, reverberando o conhecimento adquirido em sala de aula e mostrando na prática aos alunos. Além dos professores, técnicos da secretaria de Meio Ambiente do município participam da formação.

Gestora da Reserva Águia Branca, Adriana Denadai se emocionou ao falar do trabalho que está sendo iniciado na região, totalmente alinhado às premissas da Reserva.

“Este evento é um marco na história que iniciou há cinco anos, quando começamos a pensar na Reserva. Estamos construindo essa história com muitas parcerias e estudando outros exemplos pelo País. Preservar e manter uma Reserva é uma responsabilidade e tanto, mas precisamos ir além. Precisamos sensibilizar as pessoas e nós estamos diante de um projeto transformador”.

Prefeito de Vargem Alta, Elieser Rabello também é só alegria ao ver o Ser Mata Atlântica iniciado. “Esboçamos uma ideia e hoje estou vendo-a virar realidade. Aprendi muita coisa com meus filhos sobre preservação do meio ambiente e quando ouvimos nossos filhos, nos sensibilizamos. Estou muito feliz por saber que aqui em Vargem Alta as pessoas terão a oportunidade de aprender e aplicar o que sabem a respeito da importância e riqueza deste ecossistema, destacou Rabello.

Secretário de Meio Ambiente de Vargem Alta, Helimar Rabello ressaltou a relevância do programa e lembrou do início de toda a história. Segundo ele, a ideia nasceu numa conversa sobre educação ambiental no gabinete do prefeito. Estavam reunidos ele, a secretária de Educação, Michele Sampaio, e a diretora de Relações Institucionais do Grupo Águia Branca, Simone Garcia – presente no evento de lançamento.

“Foi durante essa conversa que o prefeito sugeriu a construção de uma disciplina sobre o meio ambiente de Vargem Alta. Desde então, começamos a estruturar a ideia e hoje estamos dando início ao projeto. Nada melhor para expandir a preservação do que as pessoas conhecerem as riquezas de nosso município tem”, garantiu ele, comentando, que o município possui espécies de plantas catalogadas endêmicas, sem falar na saíra-apunhalada, ave que só existe no Espírito Santo.

Ficou sob responsabilidade da secretária de Educação apresentar o programa e detalhar como a disciplina deverá ser trabalhada, e também dos desafios de implantação.

“Uma disciplina como essa mexe com nossa identidade. Se soubéssemos como a ocupação de nosso território se constituiu para ser o que é hoje ou se aprendêssemos sobre as espécies de plantas e animais raros de nossa região, o mundo seria diferente. Quando Elieser lançou esse desafio, fiquei pensando em como fazer isso, pois o programa envolvia fatores como logística, vida funcional e contratação de pessoal. Mas quando se tem um propósito, as oportunidades e respostas surgem”, resumiu Michele.

O Programa Ser Mata Atlântica é uma parceria entre Prefeitura Municipal de Vargem Alta, Reserva Ambiental Águia Branca e o Programa de Conservação da Saíra-apunhalada.

O prefeito Elieser Rabello falou da alegria de ver este projeto iniciado. "Estou muito feliz, pois esboçamos uma ideia e hoje vejo essa ideia virando uma realidade. Aprendi muita coisa com meus filhos sobre preservação do meio ambiente. Quando a gente ouve nossos filhos a gente se sensibiliza. Vargem Alta tem grandes parceiros neste projeto, como a Reserva Água Branca, o Governo do Estado, através do IEMA e da Agerh, o Ifes de Venda Nova, onde os estudantes poderão vir aqui em Vargem Alta aplicar na prática o que aprendem em sala, o Programa de Conservação da Saíra-apunhalada do Instituto Marcos Daniel, e todos aqueles que desejarem preservar a Mata Atlântica e educar os mais jovens sobre a importância e a riqueza desse ecossistema", disse Rabello.

A gestora de sustentabilidade da Reserva Águia Branca, Adriana Denadai, se emocionou ao falar do trabalho que está sendo realizado na região. Adriana agradeceu ao prefeito e aos secretários de Meio Ambiente, Educação e Turismo, envolvidos no programa, além representantes de outros órgãos estatais presentes, como o Instituto Estadual de Meio Ambiente (IEMA) e da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh).

"Hoje é um marco de nossa história que começou cinco anos atrás com o objetivo de fazer esse espaço, instituindo um pacto perpétuo de preservação dessa RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural). Estamos construindo essa história com muitas parcerias e estudando outros exemplos pelo país. Diagnosticado o potencial de biodiversidade e socioeconômico, nós entendemos que poderíamos ir muito além de apenas preservar. Resolvemos estruturar o local para receber visitantes e turistas. Aí veio a ideia do hotel, recebendo estudantes e turistas, propiciando essa vivência na natureza por um tempo mais prolongado do que uma mera visita de campo. Preservar e manter uma reserva é uma super responsabilidade, mas precisamos ir além. Precisamos sensibilizar as pessoas, chegar nos alunos e nas famílias. Vargem Alta está fazendo história com esse projeto transformador", disse Adriana.

Na sequência, o secretário de Meio Ambiente de Vargem Alta, Helimar Rabello, agradeceu as presenças dos educadores e das autoridades e falou sobre a importância do Programa.

"A ideia do Ser Mata Atlântica surgiu de uma conversa no gabinete do prefeito sobre educação ambiental, junto com a secretária de Educação e com a Simone do grupo Água Branca. Durante a conversa, o prefeito deu a ideia de construir uma disciplina sobre o meio ambiente de Vargem Alta. Desde então começamos a estruturar a ideia e hoje estamos aqui dando início a estre projeto. Nada melhor para expandir essa preservação do que as pessoas conhecerem as riquezas que nosso município tem. Temos espécies de plantas catalogadas que só existem aqui, além da saíra-apunhada, ave que só existe no Espírito Santo, sendo que dos 19 animais catalogados, 14 se encontram em Vargem Alta", afirmou Helimar.

A secretária municipal de Educação, Michele Sampaio, apresentou o conteúdo programático de capacitação do Programa Ser Mata Atlântica e detalhou como a disciplina deverá ser trabalhada, além de falar das dificuldades iniciais de implantar o projeto.

"Uma disciplina que mexe com nossa identidade. Se a gente soubesse como a ocupação de nosso território se constituiu para ser o que é hoje ou se aprendêssemos sobre todas as espécies de plantas e animais raros de nossa região, hoje o mundo seria bem diferente. Quando Elieser lançou este desafio, fiquei pensando em como fazer isso. Então acionei a equipe pedagógica para estruturarmos tudo. O Programa envolvia fatores como logística, vida funcional e contratação de pessoal, mas quando se tem um propósito, as oportunidades e respostas vão surgindo," disse Michele.

Além de educadores, do prefeito Elieser Rabello e dos secretários municipais de Educação, de Meio Ambiente e de Turismo, Michele Sampaio, Helimar Rabello e Elias Abreu (Maninho), o evento também contou com as presenças da procuradora-geral do município, Paula Sartório, do assessor de gestão da Prefeitura, Anderson Deprá, do representante do Ministério Público do Espírito Santo, Marcos Marsaioli, do Procurador do Trabalho da 17ª Região, Dr. Djailson Martins Rocha, de representantes do Governo do Estado do Espírito Santo, através da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, da Agerh e do Iema, Anderson Ferrari e Ana Tristão, de representante do Instituto Marcos Daniel e do Programa de Conservação da Saíra-apunhalada, Marcelo Renan de Deus, dos professores do Ifes de Venda Nova do Imigrante, Aramis Cortês e Marco Antônio Satler, da presidente da Câmara Municipal, Alessandra Fassarela, e dos vereadores Mara David e Walaci Pizeta, da Diretora de Relações Institucionais do Grupo Águia Branca, Simone Garcia, e da Gestora de Sustentabilidade e da Reserva Águia Branca, Adriana Denadai.

Boletim Informativo

Receba novidades por e-mail ou siga nossas redes sociais

  • Ícone do Youtube
  • Ícone do Facebook
  • Ícone do Instagram
  • Ícone do Whatsapp

Atendimento ao Público

Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 12h00 às 17h00

Telefone

Telefone(s): (28) 3528-1900

Endereço

Endereço: R. Ver. Pedro Israel David - Vargem Alta - CEP 29.295-000

Localização

Copyright © Prefeitura Municipal de Vargem Alta. Todos os direitos reservados.

Logo da Ágape

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.