Estande de Vargem Alta na 2ª RuralturES terá foco em turismo sustentável e preservação ambiental

15 de setembro de 2022 às 13h56.

A 2ª edição da RuralturES começa nesta quinta-feira (15), em Venda Nova do Imigrante, e segue até o dia 18 de setembro, no Polentão.

O município de Vargem Alta será representado por um estande da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esporte em parceria com projetos de preservação ambiental do município, a RPPN Reserva Ambiental Águia Branca, Unidade de Conservação Cachoeira do Caiado, RPPN Mata da Serra, Parque Natural o Frade e a Freira e Instituto de Ensino, Pesquisa e Preservação Ambiental Marcos Daniel, que atua protegendo a Saíra-apunhalada, ave nativa da Região Serrana do Espírito Santo e em risco de extinção.

O evento tem por objetivo abrir espaço para que novas rotas e empreendimentos que promovem o turismo de experiência sustentável sejam conhecidos pelos capixabas.

Apenas no destino Montanhas Capixabas já foram identificadas 25 novas rotas turísticas, que terão um estande exclusivo para apresentação dessas e de outras rotas envolvendo as demais regiões do estado, com destaque para o artesanato e circuitos.

No estande de Vargem Alta poderá ser encontrado artesanato local, comidas típicas, bebidas especiais, além de imagens dos circuitos turísticos e das Reserva Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) do município.

Ao todo, cerca de 167 pequenos negócios, apoiados pelo Sebrae/ES e Governo do Espírito Santo, vão expor e comercializar seus produtos e serviços, que passam pelo artesanato, agroindústria capixaba, cafés especiais, cervejas artesanais, entre outros.

A aventura será um dos novos segmentos explorados na feira, que além de voo virtual de Asa Delta, também vai proporcionar um passeio ciclístico digital por diversas trilhas capixabas.

As flores também são novidade na feira, que contará com oficinas de arranjos florais durante a programação, além de um lavandário para os visitantes.

Turismo de Experiência

Os produtos de experiência formatados no último ano serão apresentados nesta edição da RuralturES. Ao todo, serão 21 produtos nos diversos segmentos: cervejas artesanais e cafés especiais, turismo religioso, quilombos e aldeias indígenas, agroturismo e observação de aves. Outros 60 produtos já estão em fase de estruturação e serão entregues no final de 2022, fruto de convênio Sebrae/ES e Secretaria de Estado do Turismo (Setur).

No stand do Sebrae/ES, empreendedores que desejam construir experiências turísticas para os seus clientes podem buscar por dicas, soluções e atendimento com os analistas da unidade de Venda Nova que estarão disponíveis durante todo o evento.

A RuralturES é uma realização do Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau, com a correalização do Sebrae/ES, Secretaria de Estado de Turismo (Setur-ES), Associação de Agroturismo do Espírito Santo (Agrotures) e Prefeitura de Venda Nova do Imigrante.