Entender a Natureza para construir a Ciência foi tema de bate-papo do Cine.Ema

26 de setembro de 2022 às 16h57.

Fotos: Weliton Aiolfi

“Entender a Natureza para construir a Ciência”, esse foi o tema de um dos bate-papos do Festival Nacional de Cinema Ambiental do Espírito Santo, o Cine.Ema, que marcou a semana da Árvore e o início da primavera na rede municipal de ensino de Vargem Alta.

O evento aconteceu na Reserva Ambiental Águia Branca, na quinta-feira (22), e contou com uma conversa mediada pelo professor e pesquisador da Universidade Federal de Viçosa, Helder Canto, com a secretária municipal de Educação, Michele Sampaio, Vinícius Parreira e Luíza Verdolin, do educativo de Museu e Jardim Botânico Inhotim e Solange Alboreda, idealizadora da Rede Latino Americana de Cinema.

O bate papo também marcou o oitavo encontro da formação dos educadores ambientais do Programa Ser Mata Atlântica.

Sobre o Ser Mata Atlântica

O Programa, que é uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Vargem Alta, a Reserva Ambiental Águia Branca e o Programa de Conservação da Saíra-apunhalada têm na formação continuada de educadores uma oportunidade de contribuir para a construção de uma reflexão sobre o território de Vargem Alta a partir de uma perspectiva histórica, geográfica e ecológica.

Sobre o Cine.Ema

O Cine.Ema tem o patrocínio do Grupo Águia Branca e da Imetame. É uma realização da Caju Produções e da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo – Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

Criado para conectar pessoas às questões ambientais e aos desafios sustentáveis do nosso tempo através da 7ª arte, o Festival Nacional de Cinema Ambiental do Espírito Santo, o Cine.Ema, é um projeto que ganha as telas do país com a difusão de mostras onlines de curtas-metragens. Em paralelo, promove educação ambiental junto a comunidades que margeiam patrimônios naturais brasileiros a partir de oficinas de vídeo, fotografia, palestras, cinema ambiental, entre outros, incentivando o empreendedorismo artístico dos moradores dessas regiões.

Fotos: Weliton Aiolfi