Secretaria de Assistência Social realiza evento de entrega da premiação aos vencedores do 2º Concurso Primeira Infância com Arte (Piarte) 2022

24 de outubro de 2022 às 14h39.

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de Vargem Alta, por meio do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), realizou, na terça-feira (18), evento de entrega da premiação aos vencedores do 2º Concurso Primeira Infância com Arte (Piarte) 2022, atividade que faz parte do programa “Criança Feliz Capixaba”.

A festividade aconteceu no Ginásio Municipal Jair Rodrigues de Castro, e contou com a presença do prefeito, Elieser Rabello, da secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Camila Lorenzoni, a controladora, Daniela Balbino Ferraço, a procuradora-geral, Paula Sartório e da presidente da Câmara Municipal, Alessandra Fassarella, que participaram da cerimônia.

Camila destacou a importância e das ações voltadas para a primeira infância no município, uma vez que a cidade vem seguindo os avanços dos direitos da criança na primeira infância, instituindo a política Integrada pela primeira Infância, por meio da Lei 1.352/2021. “Temos dado prioridade às atividades voltadas para o desenvolvimento infantil das crianças na formação humana”.

Sobre o evento a secretária destacou o trabalho de sua equipe. “Gostaria de agradecer todos os servidores do CRAS, pelo brilhante trabalho que vem sendo aplicado no serviço prestado às famílias mais vulneráveis. Agradeço também aos parceiros que doaram os brinquedos e colaboraram na estrutura”, concluiu.

O concurso, que este ano teve como tema “Brincar em Família no Território”, é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social - SETADES por meio da SUBAPI - Subsecretaria de Articulação de Políticas Intersetoriais, que tem como objetivo de fortalecer os significados da vivência da primeira infância nos territórios, bem como o desenvolvimento infantil, por meio da linguagem de expressão infantil, com atividades lúdicas de pintura e desenho.

O Concurso do PIARTE é desenvolvido em parceria com os gestores municipais de Assistência Social nos municípios aderidos ao Programa Criança Feliz, direcionado às crianças de 0 a 6 anos, sendo crianças acompanhadas pelo PCF, e irmãos com idade de 0 a 6 anos, criando um espaço de interlocução entre a Assistência Social na temática da Primeira Infância nos territórios, proporcionando um tempo de escuta infantil, estimulando-as a viverem a infância com alegria a convivência familiar e comunitária por meio das brincadeiras.

Pelo concurso foram escolhidas as três melhores artes, segundo a avaliação da equipe julgadora formada por representantes do município. O primeiro lugar ganhará a ampliação de seu desenho em um muro da cidade, realizado por um artista.

Em primeiro lugar ficou Rayla Luisa da Silva Carvalho, em segundo Nicolas Machado e em terceiro Clarice Brandão Barboza.