Representantes de Vargem Alta vão à Secretaria Nacional de Transportes Ferroviários reivindicar cessão de trechos de antiga linha férrea

22 de março de 2023 às 00h00.

Dando continuidade as reivindicações do ‘Movimento Linha Férrea’, liderado pelo prefeito de Vargem Alta, Elieser Rabello, que uniu as prefeituras dos municípios de Vargem Alta, Cachoeiro de Itapemirim, Marechal Floriano, Domingos Martins, Vila Velha, Cariacica, Viana, Mimoso do Sul, Muqui, Alfredo Chaves e Atílio Vivácqua, para solicitar a cessão de trechos da antiga linha férrea Leopoldina para os municípios gerirem de acordo com suas necessidades e interesses, nesta terça-feira (21), a comitiva de Vargem Alta que está em Brasília, junto com os representantes dos demais municípios, se reuniu com o secretário substituto da Secretaria Nacional de Transportes Ferroviários, Álvaro Neto, onde apresentou as demandas com relação a via que corta as cidades. A audiência ocorreu em prédio anexo ao Ministério dos Transportes.

A comitiva de Vargem Alta é composta pelo prefeito Elieser Rabello, o vice-prefeito Alan Altoé, a secretária de Gabinete, Eliane Turini, o Assessor de Gestão, Anderson Deprá, e os vereadores Ikinho Fávero, Rivelino Rosa, Celinho Sartório e Almezindo Betini.

Também participaram da reunião os deputados federais Gilson Daniel e Messias Donato, que se comprometeram a unir a bancada capixaba em torno desta pauta no Congresso Nacional.

O Movimento da Linha Férrea foi uma iniciativa do prefeito de Vargem Alta, que uniu prefeitos das demais cidades cortadas pela antiga linha férrea Leopoldina e iniciou a discussão sobre o melhor aproveitamento de trechos da via para o bem-estar da população e o desenvolvimento de projetos turísticos, de lazer, culturais e de mobilidade urbana na região.

"Esse patrimônio tem ligação direta com a história de Vargem Alta e de outras cidades, mas infelizmente se encontra abandonado, sendo alvo de furtos e vandalismo. Temos interesse na cessão de trechos para realizarmos trabalhos urbanísticos, de mobilidade urbana, projetos culturais e de preservação histórica, potencializando o turismo em nossa região e a qualidade de vida da população ", destacou Rabello.

Segundo os municípios membros do Movimento, a atual concessionária que administra a via férrea não dá a devida manutenção ao patrimônio, nem permite que as prefeituras realizem ações de revitalização nos locais, deixando alguns trechos completamente abandonados, sendo alvos de furto, de vandalismo e dando abrigo para criminosos praticarem atos ilícitos.

De acordo com Elieser Rabello, a ideia da Prefeitura de Vargem Alta é de preservar os trilhos e recuperar as estações, dando novas finalidades sociais as mesmas, como áreas de lazer, museus, faixas multiuso, trilhas de caminhadas e pedal, etc... Ainda segundo Rabello, para que isso ocorra, é fundamental a união de todos os municípios para reivindicar seus interesses neste histórico patrimônio.