Maio Laranja: mês de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes

05 de maio de 2023 às 00h00.

O mês de maio é dedicado ao enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes, que é considerada uma grave violação dos direitos sexuais e um problema social de grande magnitude. Para chamar a atenção para essa questão, a campanha "Maio Laranja" foi criada com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de discutir e combater a violência sexual.

A violência sexual pode ocorrer de várias formas e envolve o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. O abuso sexual é praticado por uma pessoa que utiliza a sexualidade de uma criança ou adolescente para praticar atos de natureza sexual. É comumente praticado por uma pessoa com quem a criança ou adolescente possui uma relação de confiança, como um membro da família ou um amigo próximo. Essa violência pode se manifestar de diversas formas, com ou sem contato físico, e pode incluir a exposição a material pornográfico.

Já a exploração sexual envolve a utilização de crianças e adolescentes para fins sexuais, com o objetivo de obter lucro, objetos de valor ou outros benefícios. Infelizmente, a exploração sexual ainda é comum em muitas partes do mundo, e muitas vezes as vítimas são tratadas como objetos em vez de seres humanos.

De acordo com as leis brasileiras, qualquer ato praticado com pessoas com idade inferior a 14 anos é considerado violência sexual, e a alegação de consentimento por parte da criança ou adolescente deve sempre ser questionada, uma vez que sua capacidade de autonomia ainda está em desenvolvimento.

Portanto, é fundamental que a sociedade esteja ciente da gravidade da violência sexual contra crianças e adolescentes e trabalhe em conjunto para combater esse problema. Durante o mês de maio, a campanha "Maio Laranja" serve como um lembrete para todos nós sobre a importância de proteger nossas crianças e adolescentes e de garantir que eles possam crescer em um ambiente seguro e saudável.

Boletim Informativo

Receba novidades por e-mail ou siga nossas redes sociais

  • Ícone do Youtube
  • Ícone do Facebook
  • Ícone do Instagram
  • Ícone do Whatsapp

Atendimento ao Público

Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 12h00 às 17h00

Telefone

Telefone(s): (28) 3528-1900

Endereço

Endereço: R. Ver. Pedro Israel David - Vargem Alta - CEP 29.295-000

Localização

Copyright © Prefeitura Municipal de Vargem Alta. Todos os direitos reservados.

Logo da Ágape

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.