Influenza aviária: conheça os sintomas e saiba como notificar as autoridades caso encontre um animal doente

02 de junho de 2023 às 15h36.

A influenza aviária é uma doença viral altamente contagiosa que afeta principalmente as aves migratórias, podendo causar graves efeitos na indústria avícola e representar um risco para a saúde humana. É fundamental estar atento aos sintomas da influenza em aves para identificar precocemente possíveis casos e tomar as medidas de notificação e controle.

Desde o dia 15 de maio de 2023 o Espírito Santo registrou diversos casos da doença em aves migratórias, por isso a Prefeitura de Vargem Alta, por meio das Secretaria Municipais de Agricultura, Meio Ambiente e Saúde em parceria com o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), vem a público informar a população sobre os sintomas da influenza aviária e os canais para notificação das autoridades em caso de suspeita de aves infectadas em nossa cidade.

A gripe aviária silvestre é uma doença viral que afeta aves selvagens, especialmente aves migratórias. No entanto, a proximidade entre aves domésticas e silvestres aumenta o risco de transmissão da doença para as granjas agroindústriais e pequenas criações, podendo causar alta mortalidade nas aves infectadas.

A doença é transmitida principalmente por contato direto com aves contaminadas ou através de fezes e secreções.

Sintomas nas aves

* Dificuldade respiratória

* Secreção nasal e ocular

* Espirros

* Falta de coordenação motora

* Torcicolo

* Diarreia

* Alta mortalidade

Notificação às autoridades competentes

Caso você suspeite de um surto de gripe aviária em sua região, é importante notificar imediatamente as autoridades competentes para que as medidas de controle sejam tomadas imediatamente. No Brasil, o órgão responsável é o Ministério da Agricultura e Pecuária e Abastecimento (MAPA), e no Espírito Santo, o órgão responsável é o Idaf.

Para notificar as autoridades, o site do Idaf conta com informações sobre a doença e como notificar as autoridades de maneira rápida. Para acessar, clique aqui.

Já no site do MAPA, é possível notificar o Ministério preenchendo um formulário, que pode ser acessado clicando aqui.

Ajude Vargem Alta a se manter livre da influenza aviária. A identificação precoce dos sintomas em aves é crucial para prevenir a disseminação da doença e minimizar seus efeitos. Ao conhecer os sinais de alerta e notificar as autoridades competentes, contribuímos para o controle eficaz da doença e proteção tanto das aves quanto da saúde humana em nosso município.