Ação de Educação Ambiental promove conscientização e preservação na Escola Alzira Gomes

07 de junho de 2023 às 14h18.

No dia 6 de junho, a Escola Municipal de Educação Básica Alzira Gomes sediou uma importante ação de educação ambiental, que teve como objetivo promover a conscientização sobre o meio ambiente e incentivar a preservação da natureza. O evento contou com diversas atividades e a participação ativa dos alunos, tornando-se uma experiência enriquecedora para todos os envolvidos.

Durante a ação, foram abordadas questões relacionadas ao meio ambiente, visando ampliar o conhecimento dos estudantes sobre a importância da conservação e os impactos das ações humanas. Para isso, foram realizadas palestras e discussões sobre temas como a biodiversidade, a preservação das florestas e a proteção das espécies em risco.

Destaque da ação foi a exposição dos trabalhos realizados pelos próprios alunos, que abordaram a saíra-apunhada, resultado do projeto Ser Mata Atlântica, programa que prevê a formação continuada de educadores ambientais de uma disciplina específica sobre os ecossistemas vargem-altenses na grade curricular da Rede Municipal de Ensino.

Durante o evento, também ocorreu a entrega oficial de uma nova lixeira, produzida com sucata reciclada da estrutura do galpão do parque de exposição. A iniciativa foi realizada pelo empresário Adenilson Panzini, conhecido como “Ade”, em colaboração com a consultoria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

O secretário municipal de meio ambiente, Helimar Rabello, teve a oportunidade de apresentar aos alunos do 4º e 5º ano algumas espécies de árvores nativas e endêmicas de Vargem Alta. Essa atividade teve como objetivo estimular o interesse dos estudantes pela flora local, incentivando-os a valorizar e proteger as espécies presentes em seu próprio ambiente.

Ao final da ação de educação ambiental, os alunos puderam desfrutar de uma deliciosa degustação de doces feitos com frutas típicas da Mata Atlântica, como sapucainha, sapucaia, guabiroba gigante, taperebá, cambuci e araçá-roxo. Essa experiência sensorial reforçou a importância da preservação dessas espécies frutíferas e da biodiversidade presente em nosso ecossistema. Foram distribuídas também mudas das espécies nativas apresentadas aos estudantes.

A ação foi um sucesso, proporcionando aos alunos um aprendizado significativo sobre a importância da preservação da Mata Atlântica. A conscientização e o engajamento da comunidade escolar são fundamentais para a construção de um futuro mais sustentável, onde o respeito pela natureza e a valorização da biodiversidade sejam práticas constantes.