Nova base do SAMU-192 de Vargem Alta é inaugurada e considerada uma das melhores estruturas do Espírito Santo

28 de agosto de 2023 às 14h11.

Na noite desta sexta-feira, 25 de agosto, a Prefeitura de Vargem Alta inaugurou a nova base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), anexa ao Pronto Atendimento Octacílio Geraldo do Carmo, no centro do município.

O novo ambiente é totalmente estruturado, amplo e confortável, e proporcionará melhores condições de trabalho para os profissionais resgatistas atuarem nos casos de urgência e emergência.

O projeto da base do SAMU 192 de Vargem Alta recebeu muitos elogios por parte dos técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), que fiscalizaram o projeto e as obras do local.

De acordo com os representantes da Sesa, está é uma das melhores bases do sul do Espírito Santo, e tem a possibilidade de no futuro se transformar em uma base avançada para atender ocorrências de Vargem Alta e também de cidades vizinhas.

Os recursos para construção da base são oriundos de repasse de emenda parlamentar do deputado estadual e atual presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, Marcelo Santos.

Em seu discurso, o prefeito Elieser Rabello celebrou mais esta conquista para Saúde do município.

"O SAMU iniciou sua operação em Vargem Alta em maio de 2021, e desde então já atendeu centenas de ocorrências em nossa cidade e estradas, salvando muitas vidas. Esta nova base mostra o compromisso da administração com a saúde e bem-estar de nossa população. Obrigado deputado Marcelo Santos pelos recursos encaminhados, que possibilitaram a construção desta importante base. A obra ficou tão boa que existe a possibilidade de se transformar em uma base avançada para atender não só a nossa cidade, mas também de municípios vizinhos", disse Rabello.

Além do prefeito Elieser, também estavam presentes o presidente da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Marcelo Santos, o superintendente regional de Saúde, Marcio Clayton da Silva, os secretários municipais de Saúde, Edna Maria da Silva, de Finanças, Emerson Souza, de Gabinete, Eliane Turini, a procuradora geral do município, Paula Sartório, os vereadores Alessandra Fassarella, Mara David, Ikinho Fávero, Rivelino Rosa e Celinho Sartório, além de lideranças comunitárias e população em geral.

Como funciona o SAMU 192?

O SAMU 192 é um serviço gratuito, que funciona 24 horas, por meio da prestação de orientações e do envio de veículos (Ambulâncias) tripulados por equipe capacitada, acessado pelo número "192" e acionado por uma Central de Regulação das Urgências. O SAMU realiza os atendimentos em residências, locais de trabalho e vias públicas e conta com equipes que reúne médicos, enfermeiros e condutores socorristas.

O atendimento do SAMU 192 começa a partir do chamado telefônico, quando são prestadas orientações sobre as primeiras ações. O serviço pode ser acessado gratuitamente pelo número 192, a partir de qualquer telefone, fixo ou móvel. A ligação é atendida pelo Telefonista Auxiliar de Regulação Médica, que identifica a emergência e coleta as primeiras informações sobre as vítimas e sua localização. Em seguida, as chamadas são remetidas ao Médico Regulador, que presta orientações ás vítimas e aciona as ambulâncias quando necessário.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) tem como finalidade prestar socorro à população em casos de risco à vida. Esse serviço faz atendimento 24 horas por dia e conta com profissionais especializados. Só deve ser acionado em situações críticas. Quando isso acontecer com alguém, disque 192 e um médico fará o atendimento, que poderá ser o envio de uma ambulância ou uma orientação por telefone. É imprescindível estar perto da vítima para responder às perguntas e passar os pontos de referência. Isso ajuda a ambulância a chegar mais rápido, se for o caso.

Quando chamar o Samu 192

•             Na ocorrência de problemas cardiorrespiratórios;

•             Intoxicação exógena e envenenamento;

•             Queimaduras graves;

•             Na ocorrência de maus tratos;

•             Trabalhos de parto em que haja risco de morte da mãe ou do feto;

•             Em tentativas de suicídio;

•             Crises hipertensivas e dores no peito de aparecimento súbito;

•             Quando houver acidentes/traumas com vítimas;

•             Choque elétrico;

•             Acidentes com produtos perigosos;

•             Suspeita de Infarto ou AVC (alteração súbita na fala, perda de força em um lado do corpo e desvio da comissura labial são os sintomas mais comuns);

•             Agressão por arma de fogo ou arma branca;

•             Soterramento, Desabamento;

•             Crises Convulsivas;

•             Transferência inter-hospitalar de doentes graves;

•             Outras situações consideradas de urgência ou emergência, com risco de morte, sequela ou sofrimento intenso.

Dicas para quem ligar para o SAMU 192

•             Em caso de acidente verifique a quantidade de vítimas, o estado de consciência delas e se alguma delas está presa ás ferragens;

•             Ligue para o 192 e siga as orientações do Médico Regulador;

•             Sinalize as vias com galhos de arvore e triângulo de sinalização;

•             Em caso de acidente com motos: não toque nas vítimas, não retire o capacete;

•             Não dê água aos acidentados.