Secretaria Municipal de Saúde de Vargem Alta destaca cuidados essenciais para prevenção da Dengue

09 de fevereiro de 2024 às 16h25.

Com o aumento dos casos de dengue em diversas regiões do Brasil, a Secretaria Municipal de Saúde de Vargem Alta reforça a importância da conscientização e da adoção de medidas preventivas pela população para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

Nos últimos tempos, a mídia tem divulgado amplamente sobre os casos de dengue, ressaltando que essa não é apenas uma questão de saúde pública, mas também uma responsabilidade social. Para enfrentar esse desafio, é essencial que todos façam a sua parte.

A Secretaria Municipal de Saúde destaca alguns cuidados essenciais que podem ajudar a prevenir a proliferação do mosquito transmissor:

1. Mantenha a caixa d’água bem fechada e limpe as calhas regularmente para evitar acúmulo de água parada.

2. Evite o acúmulo de lixo no quintal, garantindo uma disposição adequada dos resíduos.

3. Guarde pneus, garrafas, galões, plásticos ou qualquer objeto que possa acumular água em local coberto.

4. Elimine os pratos dos vasos de plantas, evitando o acúmulo de água.

5. Mantenha limpos e vedados os recipientes do motor da geladeira e as bandejas de ar condicionado.

6. Certifique-se de manter os ralos limpos e vedados.

7. Essas ações simples podem contribuir significativamente para evitar a proliferação do mosquito e, consequentemente, combater a dengue.

A Secretaria Municipal de Saúde também alerta a população sobre os sintomas da dengue, que incluem febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, náuseas e diarreia. Em caso de apresentação desses sintomas, é fundamental procurar atendimento médico imediatamente.

Até o momento, Vargem Alta registrou 23 notificações de casos suspeitos de dengue, porém nenhum caso positivo foi confirmado. Para lidar com a situação e prevenir possíveis aumentos de casos, a Secretaria elaborou um Plano de Contingência para o enfrentamento a episódios de aumento de casos de Arboviroses, transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Esse plano envolve diversas áreas da saúde e está em processo de aprovação pelas autoridades competentes.

Os Agentes de Endemias têm desempenhado um papel fundamental na coleta de amostras do mosquito para análise, tratamento de locais com focos, orientação à população e encaminhamento de casos suspeitos para unidades de saúde. Além disso, a Vigilância Epidemiológica está orientando os profissionais de saúde para notificação e solicitação de exames laboratoriais em casos suspeitos, encaminhando-os para análise no Laboratório Central do Espírito Santo (LACEN).

É fundamental que cada indivíduo faça a sua parte no combate à dengue. A prevenção é a melhor estratégia, e a conscientização da população é crucial nessa luta. A Secretaria Municipal de Saúde conta com a colaboração de todos para enfrentar esse desafio e garantir a saúde e o bem-estar da comunidade de Vargem Alta.