Nota de desmobilização do Corpo de Bombeiros sobre a atuação em Vargem Alta

12 de abril de 2024 às 17h02.

O município de Vargem Alta, a exemplo de outros municípios do Sul do Estado do Espírito Santo, foi afetado por fortes chuvas que tiveram início na noite do dia 22 de março do corrente ano ocasionando o transbordamento de seus cursos d’água e deslizamentos de terra em várias localidades. Como resultado, várias comunidades ficaram isoladas e sem a prestação de serviços essenciais e de assistência humanitária. O estrago causado com as chuvas deixou centenas de munícipes desalojados e desabrigados. Em resposta ao chamado de socorro, imediatamente, o Corpo de Bombeiros Militar enviou equipes para o município para atuarem no chamado e na ajuda humanitária aos afetados e, posteriormente, na recuperação da normalidade do município.

Hoje (12 de abril), o município não possui mais pessoas desaparecidas ou necessitando de resgate ou salvamento. A assistência humanitária chegou a todas as localidades do município.

O fornecimento de energia, água e telefone foram restabelecidos e a decretação de situação de anormalidade já foi reconhecida pelo governo federal.

Portanto, considerando a organização e planejamento em que o município se encontra no tocante a sua recuperação.

Considerando a inexistência de demandas emergenciais para as equipes do Corpo de Bombeiros Militar.

Considerando a previsão meteorológica favorável para os próximos dias.

Considerando que as demandas existentes estão dentro da capacidade de resposta da administração do município, com exceção de algumas ações pontuais que já estão encaminhadas junto aos órgãos externos, como por exemplo, apoio de maquinário do ESTADO ou INICIATIVA PRIVADA para desobstrução total das estradas vicinais e a realização de vistorias em áreas de risco por parte da Defesa Civil Estadual.

Portanto, o Comando do Gabinete de Crise do Corpo de Bombeiros Militar em Vitória em comum acordo com o Prefeito do Município de Vargem Alta informam que as equipes do Corpo de Bombeiros Militar, presentes no município de Vargem Alta desde o dia 23 de março, serão desmobilizadas na tarde desta sexta-feira, 12 de abril de 2024.

Contudo, continuarão em alerta e em comunicação permanente com o município, dando toda assistência necessária para o alcance pleno de seu restabelecimento.

Corpo de Bombeiros Militar e Prefeitura de Vargem Alta

“Juntos por uma sociedade mais segura e resiliente”