Estudo geológico contribui para crescimento planejado do município de Vargem Alta

18 de abril de 2024 às 12h13.

Um novo estudo, realizado pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB) em Vargem Alta, no Espírito Santo, é estratégico para o crescimento planejado do município. Na primeira Carta Geotécnica de Aptidão à Urbanização publicada em 2024, o SGB apresenta informações sobre os tipos de terrenos e traduz a capacidade de cada unidade para suportar os diferentes usos e práticas da engenharia e do urbanismo, com o mínimo de impacto possível e com o maior nível de segurança para a população. O documento está disponível aqui.

Os levantamentos são feitos em regiões metropolitanas e zonas não ocupadas, que caracterizam áreas de expansão no médio e longo prazos. De acordo com os dados, 58% da área indicada foi caracterizada como de baixa aptidão, devido às condições geomorfológicas do município, que possui “relevo acidentado e com predomínio de altas declividades”, explica o pesquisador do SGB Douglas Cabral, coordenador técnico das Cartas Geotécnicas.

No entanto, 20% têm média, e outros 20%, alta aptidão para ocupação. “As informações mostram que há locais a serem ocupados de forma mais ordeira e menos custosa, evitando que novas áreas de risco geológico surjam no futuro”, afirma Cabral. O pesquisador acrescenta que os dados apresentados dão condições para o município “gerir novas ocupações e proporcionar aumento da área urbana, de maneira mais segura”.

Na Carta Geotécnica, o SGB também faz recomendações para a ocupação segura das áreas. No caso de Vargem Alta, uma das ações sugeridas é evitar a cultura de corte e aterro de encostas e a preservação de bons sistemas de drenagens.

Os estudos iniciaram em março de 2023, quando uma equipe do Serviço Geológico do Brasil esteve em Vargem Alta, em reunião com o prefeito, Elieser Rabello e com a coordenadora da Defesa Civil do município, Suzana Donna.

As Cartas Geotécnicas de Aptidão à Urbanização são documentos previstos no Plano Nacional de Gestão de Riscos e Resposta a Desastres Naturais. Desde 2017, o SGB já elaborou cartas para 20 municípios.