Centro Municipal de Educação Infantil Agnes Yung celebra 18 anos de dedicação à comunidade de Castelinho

18 de abril de 2024 às 14h26.

Nesta quinta-feira, 18 de abril, o Centro Municipal de Educação Infantil Agnes Yung, situado em Castelinho, interior de Vargem Alta, completa 18 anos de história e comprometimento com a educação das crianças da região.

O CMEI Agnes Yung, foi fundado com o propósito nobre de atender às necessidades das mães que trabalham fora do lar e não dispunham de um local seguro para deixar seus filhos. Inicialmente, a Escola Municipal de Castelinho atendia apenas crianças da pré-escola, com idades entre quatro e seis anos, porém, o espaço físico era inadequado para atender plenamente a essa demanda. Hoje, o CMEI atende a 63 alunos, com idades que variam de seis meses a três anos.

A jornada rumo à criação da instituição teve início há alguns anos, quando Célia Guidi Fassarella começou um trabalho voluntário com as mulheres de Castelinho, oferecendo cursos e orientações. O vereador da época, Francisco Ignácio Fassarella, sensibilizado pelo trabalho de Célia, buscou apoio no Instituto Jutta Batista da Silva, apresentando o projeto à comunidade. Em 2005, foi fundada a Associação de Mulheres Voluntárias Gotinhas de Amor, com total apoio do vereador José Armando Rossetto, dando início ao processo de realização do sonho de uma creche na comunidade.

Com o esforço conjunto de Marlene Piazzarollo Zandonadi, Andréa Trench Agnelli e Célia, foi possível identificar a necessidade da creche e iniciar o processo de aquisição do terreno. A construção teve início em 2 de julho de 2005 e foi concluída em dezembro do mesmo ano. Em 18 de abril de 2006, a creche foi oficialmente inaugurada, levando o nome de Agnes Yung em homenagem à esposa coreana de James Yung, principal colaborador financeiro na construção da instituição.

A comunidade atendida é predominantemente rural, com a maioria das famílias dos alunos envolvidas na agricultura, especialmente no cultivo de café, hortas e diversas outras culturas. A diversidade étnica da comunidade, composta por descendentes de imigrantes italianos, negros e, em menor número, indígenas, enriquece a vida escolar com diferentes costumes e tradições. A cultura italiana se destaca, principalmente através das festas religiosas da igreja católica e da culinária típica, que inclui pratos como polenta, macarronada e queijo.

A Secretaria Municipal de Educação mantém o projeto de transporte escolar, garantindo o acesso de todas as crianças à escola. O transporte, realizado por ônibus e kombi, é oferecido gratuitamente aos alunos de todas as localidades atendidas pela escola, demonstrando o compromisso com a inclusão e a educação de qualidade para todos.

Ao completar 18 anos de existência, o Centro Municipal de Educação Infantil Agnes Yung reafirma seu compromisso com a educação e o desenvolvimento das crianças de Castelinho e região, celebrando uma trajetória marcada pelo cuidado, dedicação e amor às crianças e suas famílias.