Vargem Alta é selecionado para programa de melhoramento genético em ovinos e caprinos

19 de abril de 2024 às 16h25.

O Município de Vargem Alta foi escolhido para participar de um programa de melhoramento genético voltado para ovinos e caprinos, uma iniciativa da Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (CONAFER), destinada a impulsionar a qualidade e produtividade de pequenos rebanhos. Essa oportunidade representa um passo significativo para os produtores rurais da região interessados em aprimorar suas atividades pecuárias.

O objetivo central deste programa é promover o melhoramento genético dos rebanhos leiteiros e de corte de caprinos e ovinos pertencentes aos pequenos produtores. Por meio de um acordo de cooperação técnica firmado entre a CONAFER e as Prefeituras, será realizada a doação de doses de sêmen, insumos e disponibilização de mão de obra capacitada para a execução dos manejos reprodutivos necessários.

Para que o programa seja implantado com sucesso, é essencial o engajamento e interesse dos produtores rurais da área. Os interessados devem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Agricultura até o dia 24 de abril. As informações podem ser obtidas através do telefone (28) 99939-2194 ou pessoalmente, visitando a sede da Secretaria, localizada acima da rodoviária, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 08h00 às 17h00.

O aprimoramento genético proposto visa deliberadamente modificar os genes das próximas gerações de animais, resultando em indivíduos capazes de produzir mais leite em menos tempo e com uma qualidade superior. Além disso, espera-se que esses animais apresentem uma maior longevidade, contribuindo assim para a sustentabilidade e rentabilidade das atividades pecuárias locais.

Esta iniciativa representa uma parceria valiosa entre a Prefeitura de Vargem Alta e a CONAFER, visando o desenvolvimento e fortalecimento do setor agropecuário, bem como o apoio aos pequenos produtores rurais da região.