A entrega da Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda é uma oportunidade para investir em políticas públicas para crianças e adolescentes em todo o Brasil. O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) prevê no artigo 260 que os contribuintes podem efetuar doações aos Fundos da Criança e do Adolescente, deduzidas diretamente do imposto.
O procedimento é simples. Ao preencher o formulário, é preciso clicar em “Doações Diretamente na Declaração”. Em seguida, selecionar as abas “Criança e Adolescente” e “Novo”. Agora é o momento de escolher o Município de Vargem Alta-ES, que receberá a indicação, no caso.
Quando a doação é feita dentro da declaração de Imposto de Renda, o limite máximo é de 3% sobre o imposto devido. Não é preciso calcular nada, porque o programa da Receita Federal efetua as somas disponíveis e calcula automaticamente.
A destinação aos fundos só pode ser acessada por quem preenche a declaração no modelo completo. Se a opção for pela declaração simplificada, não é possível doar qualquer percentual.
Os Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente são criados por lei e tem como objetivo financiar programas, projetos e ações voltadas para a promoção e a defesa dos direitos da criança e do adolescente, bem como das famílias. De acordo com o ECA, os recursos arrecadados pelos fundos são complementares ao orçamento para o financiamento das ações para a infância e adolescência.
O prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2025, ano-base 2024, começa dia 17 de março e termina em 30 de maio de 2025.
Receba novidades por e-mail ou siga nossas redes sociais