A quase um mês sem registro de chuva, o município de Vargem Alta voltou a sofrer com a escassez de água.
Faltando apenas três dias para fim do mês de abril, o índice pluviométrico do Município, que aponta o volume de chuva por metro quadrado, ainda não saiu do zero. Quando o esperado era que chovesse em média cem milímetros, com base na média do mesmo período dos últimos cinco anos.
O maior impacto está nas nascentes que são responsáveis pelo abastecimento dos reservatórios de água do Município. De acordo com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Vargem Alta – SAAE, a capacidade de captação dos reservatórios caiu praticamente pela metade.
Os técnicos do órgão também explicam que a situação se agravou, porque essas nascentes não se recuperaram totalmente do longo período de estiagem que atingiu o Município no último ano, isso fez com muitas pessoas que utilizavam a água diretamente da fonte, passassem a utilizar exclusivamente a água tratada. Fato que aumentou significativamente o consumo nesses locais.
O SAAE, juntamente com a Prefeitura Municipal de Vargem Alta, vem trabalhando e realizando diversas ações para ampliar a captação dos reservatórios.Porém, é necessário que a população mantenha os hábitos de consumo consciente de água, para, assim, evitar o agravamento da crise hídrica.
Receba novidades por e-mail ou siga nossas redes sociais