Prefeitura alerta sobre perigos das ‘fake news’ em tempos de coronavírus

Distinguir as notícias falsas das verídicas tem sido uma tarefa difícil nos últimos anos. Em tempos de COVID-19, isso se torna ainda pior pela histeria da população e falta de conhecimento da doença. 

Uma verdadeira avalanche de informações sobre o novo coronavírus lotou a internet. O fenômeno, conhecido como “infodemia”, pode confundir a população e causar prejuízos frente à contenção da pandemia. 
Por isso, a administração municipal vargem-altense faz necessário reforçar a importância da atenção às divulgações oficiais.

Receitas milagrosas, métodos de imunização, recomendações determinadas por áudios de aplicativos, pesquisas científicas nunca publicadas e estatísticas que não condizem com a realidade são exemplos de notícias falsas que chegam diariamente aos celulares e redes sociais das pessoas, que erroneamente acabam por compartilhar o conteúdo e contribuir para essa desinformação perigosa. 

Segundo informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura, a administração está atenta quanto ao teor das postagens que circulam pela internet e os dados e recomendações oficiais estão disponíveis nos canais de comunicação oficias do Executivo. “Combater às ‘fake news’ e os “deepfakes”, que são fake News mais elaboradas, onde se cria vídeos com rostos reais em áudios falsos com o objetivo de criar um vídeo com alguém dizendo algo que não disse, é um trabalho permanente. Diante da pandemia do novo coronavírus, nos preocupamos em criar um boletim informativo que é distribuído pela web diariamente para divulgar os dados oficiais do município atualizados. Além disso, já públicas matérias com orientações sobre os impactos da doença e as medidas preventivas”, afirma Julimar Paiva.

Antes de compartilhar o conteúdo recebido por meio dos aplicativos de mensagens e redes sociais, algumas recomendações importantes devem ser seguidas pelo usuário: leia e analise com atenção a informação completa, seja texto, foto ou vídeo; desconfie de notícias vagas, títulos alarmistas e erros de gramática; confira sempre a fonte, a data e o link da publicação; e pesquise em um veículo profissional de jornalismo. 

Para conter essa onda de informações falsas, o Ministério da Saúde criou um site e abriu uma linha de WhatsApp para verificar boatos e definir o que é verdadeiro ou falso. 

Qualquer pessoa pode acessar, o  endereço é www.saude.gov.br/fakenews. Por telefone, o número é: (61) 99289-4640.

Data de Publicação: terça-feira, 31 de março de 2020

ACOMPANHE A PREFEITURA

Endereço:
Rua Zildio Moschen, n° 22 - Centro - Vargem Alta/ES - CEP: 29295-000

Telefone: (28) 3528-1900
E-mail: contato@vargemalta.es.gov.br

Atendimento ao público:
Segunda a sexta-feira, das 12h00 às 17h00